Atlas do corpo e da imaginação

Teoria, fragmentos e imagens

Gonçalo M. Tavares

Capa Dura R$159,90

Neste inigualável Atlas, Gonçalo M. Tavares atravessa a literatura, o pensamento e as demais formas de arte, da dança à arquitetura, usando palavras e imagens para tratar de temas como identidade, tecnologia, morte e relações amorosas; esmiuçando os conceitos de cidade, racionalidade, alimentação e muito mais. Ampliando fragmentos, o autor mapeia e põe ordem à confusão do mundo, com discurso ilustrado por fotografias d’Os Espacialistas, coletivo de artistas plásticos. Um livro para ler e ver, com sua narrativa delineada pelo próprio leitor-espectador, através de reflexões visuais que nos conduzem pelo labirinto que é o mundo onde vivemos.

“Uma obra de arte total. (…) Não só convida o leitor ao passeio errante, à flânerie no seu imenso território, como é ele próprio um exemplo da arte de passear enquanto algo consubstancial ao pensamento.”
— António Guerreiro, caderno Ípsilon

“Jorge Luis Borges gostaria da ambição, erudição, experimentação e mundividência deste Atlas do Corpo e da Imaginação.”
— Silvia Souto Cunha, revista Visão

“Atlas do Corpo e da Imaginação […] é um hipertexto que liga ensaio, narrativa e imagem, uma cartilha da visão de M. Tavares sobre o homem, o corpo, o mal e o mundo.”
— Filipa Melo, jornal Sol

Gonçalo M. Tavares nasceu em Luanda, Angola, em 1970. Passou a infância em Aveiro, norte de Portugal, e atualmente é professor na Universidade de Lisboa. Com mais de trinta e cinco livros, publicados em cinquenta países, é um dos autores de maior destaque da literatura portuguesa contemporânea. Sua extensa produção inclui poesia, contos, romances, peças de teatro e muitas obras que transcendem as simples classificações.

Principais premiações:

• Prêmio LER/Millennium BCP (2004), ao romance Jerusalém

• Prêmio Literário José Saramago (2005), ao romance Jerusalém

• Grande Prêmio de Conto da Associação Portuguesa de Escritores Camilo Castelo Branco (2006), com Água, cão, cavalo, cabeça

• Prêmio Portugal Telecom de Literatura (2007), ao romance Jerusalém

• Prêmio Portugal Telecom de Literatura (2011), ao romance Viagem à Índia

• Vencedor e finalista de prêmios internacionais na Croácia, França, Irlanda, Itália, Holanda e Sérvia."

Outros livros de Gonçalo M. Tavares

Título: Atlas do corpo e da imaginação: teoria, fragmentos e imagens
Autor: Gonçalo M. Tavares
Literatura portuguesa 
Páginas:  528
Edição: 1ª
Formato: 15,7×22,3cm
ISBN: 978-65-5553-013
Ano de publicação: 2021
Dublinense 

Você também pode gostar de…