O mapa de sal e estrelas

Zeyn Joukhadar

e-bookR$37,00

Capa Normal R$64,90

“Mama uma vez disse que a cidade era um mapa de todas as pessoas que viveram e morreram nela, e Baba disse que todo mapa era, na verdade, uma história.” 

Em meio a protestos, conflitos e bombardeios durante a guerra civil de 2011 na Síria, a jovem Nur é forçada a deixar o país em busca de segurança. Quase mil anos antes, Rawiya, aprendiz de cartografia, traça exatamente a mesma rota, numa saga épica por terras desconhecidas. As duas jornadas de amadurecimento se intercalam, enquanto que as protagonistas, embora separadas por séculos de história, espelham as diferentes faces de milhões de refugiados do Oriente Médio e norte da África.

“O que Joukhadar faz lindamente é conectar, de forma vívida e urgente, a Síria e os Estados Unidos. O mapa de sal e estrelas é importante e oportuno porque mostra como dois mundos supostamente opostos podem ser interconectados. Nossas muitas histórias são parte do mesmo conto maior, parte do mesmo mapa maior.”
— Suzanne Joinson, The New York Times

“Na estreia inebriante de Joukhadar, o passado e o presente são trazidos à vida, mostrando como, no exílio, nenhum pode existir sem o outro. Com prosa clara e requintada, Joukhadar desenrola um conto brilhantemente imaginado de família e tristeza, cartografia e migração. Este importante livro é uma carta de amor para os desaparecidos — e para o que permanece.”
— Hala Alyan

 

Zeyn Joukhadar é um escritor de origem síria nascido em Nova Iorque. Com PhD em Patobiologia pela Brown University, trabalhou como pesquisador de biomedicina antes de se dedicar somente à literatura. Seu primeiro livro, O mapa de sal e estrelas, recebeu diversas críticas positivas, prêmios literários, e foi traduzido para mais de vinte idiomas. Lançou também The thirty names of night e é membro da Radius of Arab American Writers (RAWI) e do American Mensa.

Título: O mapa de sal e estrelas
Autor: Zeyn Joukhadar
Tradutora: Carol Chiovatto
Literatura norte-americana / Romance

Páginas:  368
Edição:
Formato: 13,8×20,5 cm
ISBN: 978-65-5553-027-8
Ano de publicação: 2021
Dublinense