Seja homem

a masculinidade desmascarada

JJ Bola

e-bookR$35,90

Capa Normal R$54,90

JJ Bola expõe a masculinidade como uma performance para a qual os homens são socialmente condicionados.

Através de exemplos de tradições culturais e ecoando uma pluralidade de vozes, Bola desmascara diversos mitos, como aquele que proíbe os garotos de chorarem ou demonstrarem fraquezas. A masculinidade, calcificada numa sociedade patriarcal, se encontra no âmago do amor e do sexo, do cenário político, das interações sociais, da competição esportiva, de problemas de saúde mental. Seja homem é um chamado urgente para, em conexão com o feminismo e a igualdade de gênero, desvendar a masculinidade e redefini-la.

Prefácio de Emicida

“Responsabiliza os homens pelos caminhos nos quais nos beneficiamos do privilégio masculino e nos liberta de suas demandas violentamente tóxicas.”
— David Lammy

“JJ Bola entrelaça memórias e estatísticas de maneira bastante cuidadosa, concentrado em abrir um portal que ilumine nossa trajetória ao que de fato pode significar ser um homem.”
— Emicida

JJ Bola é um escritor e educador congolês radicado em Londres. Sua obra trata da masculinidade negra e das dificuldades vivenciadas pelos jovens: publicou a coletânea de poemas Refuge, o romance No place to call home e o livro de não ficção Seja homem: a masculinidade desmascarada, também lançado pela Dublinense. Embaixador do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), agência da ONU para proteção dos direitos das pessoas em situação de refúgio, Bola usa aspectos do seu trabalho social quando escreve sobre conceitos como o de deslocamento e o de pertença.

Outros livros de JJ Bola

Título: Seja homem: a masculinidade desmascarada
Autor: JJ Bola
Não ficção / Ciências sociais
Prefácio: 
Emicida
Tradução: Rafael Spuldar
Páginas: 176
Edição: 2ª
Formato: 14x21cm
ISBN: 978-65-5553-008-7
Ano de publicação: 2020
Publicação original: Inglaterra,  2019
Dublinense